Para cada bebida, um tipo de copo. Saiba diferenciar!

Utilizar o copo ou a taça certa para degustar uma bebida pode parecer frescura, mas não é. O formato da borda, a espessura e o material utilizado influenciam, sim, no gosto do drinque.

Além disso, é muito mais charmoso servir um coquetel em um cocktail glass do que em um copo comum, sem pé. Portanto, se você é do tipo aficionado por bebidas e mantém o seu bar sempre abastecido, vale a pena investir em um enxoval – ou pelo menos em uma taça padrão chamada ISO, própria para degustar diversos tipos de drinques. Conheça, abaixo, alguns modelos!

 

Licor: as taças diminutas são ideais para servir licores doces e encorpados.

Conhaque: a taça snifter, específica para o conhaque, tem o bojo largo e a boca mais estreita. O formato faz com que o calor da mão mantenha a bebida na temperatura ideal e acelere a evaporação do álcool.

 

Coquetel: todo bar deve ter uma taça de coquetel. Possui a haste comprida para proteger a mistura de bebida do calor das mãos.

 

Cachaça: o copo tem o tamanho exato de uma dose. É muito semelhante ao caballito, de 60 ml, usado para o shot de tequila, com sal e limão.

 

Vinho tinto: a taça é grande e aberta, já que a bebida necessita de maior oxigenação – e isso ressalta seus aromas. Quando o gole é tomado, grande parte da língua entra em contato, uniformemente, com o vinho, melhorando a sensação gustativa.

 

Água: a taça de água é maior que a de vinho tinto. Graças ao seu formato, confere frescor à bebida.

 

Cerveja: a cerveja é uma das bebidas mais plurais quando falamos em copos. Tudo depende de sua textura, sabor ou ingrediente. Esta taça, de corpo alongado, é uma boa opção para vários tipos, pois preserva a espuma por mais tempo.

 

Uísque: o old fashioned é o copo mais tradicional para uísque. Sua versatilidade permite que sejam servidas caipirinhas e outros drinks e precisa ser largo o suficiente para acomodar várias pedras de gelo.

 

Champanhe: a bebida pede uma taça fina, alta e elegante. Seu formato mantém a efervescência por mais tempo. Serve, também, para vinhos e espumantes.

 

Vinho branco: a taça do vinho branco é menor que a de vinho tinto, o que ajuda a manter a temperatura fria. Sua boca é mais estreita para concentrar o aroma e a haste é longa para evitar o contato da mão com o bojo.

Via: Casa e Jardim

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


4 + 3 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>