Brasília completa 57 anos!

Brasilia_Congresso_Nacional_05_2007_221

Neste dia 21 de abril, a capital federal do país está de aniversário: são 57 anos de fundação.

O plano urbanístico, conhecido como “Plano Piloto”, foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa. A partir daí, a cidade começou a ser planejada e desenvolvida em 1956 por Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Inaugurada em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, Brasília tornou-se formalmente a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. Vista de cima, a principal área da cidade se assemelha ao formato de um avião, porém foi projetada em formato de borboleta.

Veja algumas fotos da beleza e das formas de sua arquitetura:

df02-65

Como foi construída abaixo do nível do solo, a Catedral Metropolitana de Brasília revela-se maior por dentro do que se presume. O local reúne obras de Di Cavalcanti, Ceschiatti e Athos.

df05-wh

Os três arcos sobre a Ponte Juscelino Kubitschek, de 1,2km de extensão, inaugurada em 2002, são inspirados no movimento de uma pedra quicando sobre um espelho dágua.

df07-30

Congresso Nacional, o maior símbolo de Brasília, projetado por Niemeyer.

df08-pt

Fachada do Supremo Tribunal Federal e estátua “A Justiça”, de Alfredo Seschiatti, no Eixo Monumental.

df12-m0

Capela Militar, em Brasília.

df13-a3

A Praça dos Três Poderes une o Congresso (Poder Legislativo), o Palácio do Planalto (Executivo) e o Supremo Tribunal Federal (Judiciário).

df14

A cúpula branca do Museu Nacional de Brasília chama atenção pela enorme rampa de acesso e por uma passarela externa que serve de mirante para a Esplanada dos Ministérios.

df15

Biblioteca Nacional de Brasília e o Museu Nacional fazem parte do Complexo Cultural da República, projetado por Niemeyer.

df16

Palácio do Planalto, em Brasília.

df17

Primeiro templo religioso da cidade, a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima foi construída a pedido da então primeira-dama, Sarah Kubitschek, para o pagamento de uma promessa.

df26

Sede do Ministério das Relações Exteriores, o Palácio do Itamaraty abriga obras de Alfredo Volpi, Athos Bulcão, Lasar Segall e Victor Brecheret.

df27

O Pontão do Lago Sul é uma opção de lazer em Brasília. O local reúne adeptos de windsurfe, lanchas, barcos, além de restaurantes, bares e quiosques.

foto-abre-df04 grid-cell-15306-1439407552-3 plano-piloto-aviao

Fonte: Viagem e Turismo e Museu Virtual Brasília

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


6 − = 3

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>