5 bibliotecas para conhecer no mundo

Se você adora livros, arquitetura e história, precisa conhecer as bibliotecas mais famosas do mundo. São ambientes construídos especialmente para abrigar um templo de leitura. E o design delas é o que chama atenção à primeira vista. Veja um pouco mais sobre as cinco bibliotecas imperdíveis da nossa lista e programe-se para conhecer:

Strahav Library, em Praga, República Checa

biblioteca-praga-2

strahav-library-in-prague-czech-republic biblioteca-praga-3 biblioteca-praga-4

A biblioteca mais bonita do mundo, a Biblioteca Strahav de Praga está alojada no complexo do castelo Clementium. Tem duas salas: a Sala Teológica e a Sala Filosófica, ambas construídas em torno da virada do século XVIII.

Sala de leitura do Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro, Brasil

royal-portuguese-reading-room-in-rio-de-janeiro-brazil

biblioteca-rio-janeiro-3 biblioteca-rio-janeiro-5

 

Construída no século XIX, tem a maior coleção de obras portuguesas fora de Portugal.  A biblioteca é conhecida pelo seu design neo-manuelino, que “evoca o estilo gótico-renascentista que floresceu durante a época dos Descobrimentos Portugueses”, segundo o My Modern Met.

George Peabody Library, em Baltimore, Maryland, EUA

George_Peabody_Library george-peabody-library-in-baltimore-maryland-usa Interior_View_of_the_George_Peabody_Library

A Biblioteca Peabody foi financiada pelo filantropo George Peabody, como um presente aos cidadãos de Baltimore para sua bondade e hospitalidade. Projetado pelo arquiteto Edmund Lind do século 19, Peabody é conhecido por seu interior que tem um átrio crescente.

Biblioteca Municipal de Stuttgart, em Stuttgart, Alemanha

1331293408_stuttgart_city_library_yi_architects_1324332894_32_klein 1331293411_stuttgart_city_library_yi_architects_1324332904_43_klein stuttgart-city-library-in-stuttgart-germany

Esta biblioteca em forma de cubo, de nove andares e um design que cria um ambiente branco contínuo.  A única cor no edifício vem dos próprios livros.

New York Public Library, em Nova Iorque, Nova Iorque, EUA

new-york-public-library-in-new-york-new-york-usa

A Biblioteca Pública de Nova York tem quase 53 milhões de itens e é a terceira maior biblioteca do mundo.  A Sala de Leitura principal da biblioteca estende-se quase dois blocos da cidade, medindo 297 metros de comprimento por 87 metros de largura, e tem 42 mesas de carvalho longo.

Fonte: Insider, Follow the Colours e Design Boom

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


9 − 8 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>