Outubro Rosa: mês que inspira cuidado

O Outubro Rosa é o período do ano que é destinado para o combate e prevenção ao câncer de mama ao redor do mundo. Este mês mobiliza empresas e pessoas para campanhas relacionadas a esta doença que, no Brasil, é a que mais mata mulheres.

Este movimento começou na década de 90 nos Estados Unidos e, desde então, o mês é celebrado pelas mulheres como um verdadeiro alerta sobre a saúde feminina. O autoexame, pauta principal do Outubro Rosa, é encorajado a partir dos 20 anos de idade, após o período menstrual, onde movimentos circulares com os braços levantados devem ser realizados, tanto em pé em frente ao espelho, quanto na posição deitada. Mulheres de 40 a 69 anos de idade devem tomar ainda mais cuidado devido à menopausa.

Este exame fácil e rápido, pode facilitar a identificação de nódulos nas mamas, o que caracteriza o diagnóstico precoce que pode facilitar o tratamento e salvar vidas. É importante manifestar o apoio à causa para conscientizar e alertar principalmente o público feminino sobre esta doença que vitima milhares de mulheres por ano, onde cerca de 57.960 casos são diagnosticados só no país.

Para prevenir, além do exame de toque, é importante manter consultas médicas regulares, praticar exercícios diariamente, evitar maus hábitos como o fumo, alimentação irregular e o excesso de bebidas alcoólicas. A amamentação também diminui os fatores de risco.

A S.C.A. apoia esta causa e, durante todas as segundas do mês de outubro, trará conteúdos voltados à prevenção da doença. Fique de olho em nossas redes sociais para compartilhar e espalhar esta mensagem!

• Curta nossa página no Facebook  e siga no Instagram.

awareness, cancer, designDisponível em: https://goo.gl/SMHBBE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


+ 6 = 9

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>