Aprenda a técnica da pátina

A pátina é para quem curte móveis com aquele efeito antigo: o famoso “shabby chic”. No post de hoje vamos ensinar a técnica. Agora, a criatividade é com você. Mãos à obra!

Inicialmente, você precisa pintar seu móvel de uma cor qualquer e, com base nesta cor, escolher um outro tom mais claro ou mais escuro para conseguir o efeito desejado. O branco e o bege são, em geral, as cores mais utilizadas. Comece lixando bem a superfície da madeira, para que ela possa receber a pátina. Se o móvel tiver verniz, tinta ou qualquer outra cobertura, use uma lixa grossa para deixá-lo bem limpo e lisinho.

Depois de lixar, passe a primeira demão de tinta com esmalte à base de água usando uma trincha. Quando a pintura estiver seca, é só usar novamente a lixa para o efeito antigo. Dependendo da força aplicada, a lixa vai desgastar mais ou menos o móvel. Escolha alguns lugares para aparecer a madeira e outros para ficar mais suave, deixando um visual uniforme e rústico.

Se restar alguma dúvida, assista esse vídeo que ensina uma técnica rápida para sua pátina, com materiais acessíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


6 − = 5

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>