Ambientes vivos

Quem está acostumado com flores e plantas apenas em jardins pode se surpreender como elas podem ser bem aproveitadas no décor interno de casas e apartamentos. Até mesmo o banheiro pode ganhar mais vida e cor com algumas espécies específicas, que claro, sobrevivam neste tipo de ambiente mais úmido.

Para cada parte do seu lar existem espécies mais adequadas. Aproveite nossas sugestões para deixar seus ambientes ainda mais floridos nesta primavera e também nas próximas temporadas:

Sala: para complementar a decoração desse espaço de convívio você precisa definir as espécies de acordo com a iluminação do ambiente. Se a sala for bem iluminada e com janelas grandes aposte nas plantas que gostam de luz como pau-d’água, bromélia e licuala. Lembre-se que a sala é um local de circulação de pessoas. Por isso, a dica é pôr plantas nos cantos. E no caso de espaços com muita sombra e pouca luz natural as plantas que não precisam de água todo dia são perfeitas. Zamioculca, pleomele verde, ráfia e a samambaia são boas opções. A dica é deixar a terra delas sempre úmida. Para isso, coloque pedras ou cascas de árvore por cima do vaso.

paisagismo-sala-de-estar

Dormitórios: segundo uma crença popular, a presença de plantas no quarto faz mal a saúde de quem ocupa o ambiente. Cientificamente já foi comprovado que é mito. Por isso, você pode ficar tranquilo e investir em belos exemplares para decorar seu espaço de descanso. O mais indicado são espécies delicadas, que não têm perfume forte. Para espaços mais sombreados, a sugestão fica por conta de palmeiras em cachepôs, e orquídeas para locais com mais iluminação natural.

quarto-de-casal-planta dormitorio-paisagismo-planta-verde

Cozinha: preparar receitas e ainda ter a mão temperos frescos deixa qualquer cozinha mais apetitosa. Algumas ervas são bem fáceis de manter e podem ser usadas como tempero para vários alimentos como manjericão, alecrim, orégano, cebolinha, pimenta e hortelã. Essas espécies exigem poucos cuidados como luz solar pela manhã, rega regular e adubação a cada três meses. Uma tendência que vem chamando atenção são as paredes verdes, chamadas também de jardins verticais. Como podemos ver nestes espaços executados pela S.C.A. e que levam a assinatura de profissionais de todo o país.

casa-cor-moveis-planejados

Casa e Arte Chapecó (SC) – Arquitetas Caroline Bringhenti e Cleudes Debastiani / Créditos Elizandro Giacomini

sca-casa-cor-df-brasilia-

Casa Cor ® Brasília / Crédito Clausem Bonifacio

Banheiro: como o banheiro é a parte mais úmida da casa você deve escolher plantas resistentes a vapor e a umidade, como bálsamo, lírio-da-paz e violeta. Elas gostam de luz indireta e, neste caso, as lâmpadas servem para aquecê-las. A dica é regar só a terra a cada três dias.

banheiro-vegetacao plantas-no-banheiro

E você, em quais destes ambientes cultiva plantas?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 4 = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>